Saúde Bucal para os Bebês

Desde as primeiras mamadas deve-se dar início à limpeza das gengivas e da língua do bebê com fralda ou com uma gaze umedecida com água filtrada para remover os restos de leite. Assim, se prepara um ambiente ideal para a chegada dos dentes de leite e a criança habitua-se à higiene do local.

É importante lembrar que tanto o leite de vaca, em pó ou mesmo o humano podem produzir cáries, se deixado na superfície do dente por muito tempo. Durante o sono a secreção salivar e a deglutição diminuem, deixando o ambiente mais vulnerável à cárie dentária. É normal que o recém nascido mame com intervalos menores e também durante a madrugada. Com o tempo, cerca de um ou dois meses, o estabelecimento de períodos de sono diferentes para o dia e para a noite fará com que o bebê abandone as mamadas noturnas. Jamais utilize açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante no leite.

Com um ano o bebê já pode ter uma escovinha de cerdas macias para se adaptar cada vez mais à higiene bucal, não é necessário ainda o uso de pasta, deixe inicialmente que ele limpe sozinho dando os retoques finais após sua própria escovação.

Com um ano e meio já se pode oferecer à criança a escova com creme dental sem flúor (para que possa ser engolido sem problemas). Com dois anos, toda a arcada de dentes de leite está completa, neste período deve ser agendada a primeira avaliação do dentista e assim a criança vai se adaptando cada vez mais ao profissional e iniciando uma profilaxia precoce quanto às cáries.

O bebê respira normalmente pelo nariz até os seis meses de idade; quando passa a respirar pela boca, a coluna de ar que passa por ela pode aumentar a curvatura do palato e das arcadas dentárias, causando, mais tarde maior tendência a inflamações, rinites, bronquites (afinal é função do nariz aquecer, umidificar e filtrar o ar vindo da respiração). É necessário que os pais observem sempre se as narinas estão desobstruídas e que estimulem o bebê a realizar sempre a respiração nasal.

 

Por Drª. Sabrina Nunes e Souza

Deixe um comentário

Agendamento de Visitas

Para que possamos atender os visitantes com a mesma qualidade e atenção que buscamos atender nossos alunos, pedimos que agendem a visita com a secretária do berçário. Tel:12-3928.9707